PCMSO (NR-07)

RESUMO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é obrigatório por lei e aponta os Riscos Ocupacionais Específicos à função do trabalhador. É elaborado com base principalmente no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no reconhecimento do ambiente de trabalho realizado pelo Médico Coordenador do Programa que desenvolve as ações necessárias para monitorar, prevenir agravos e garantir a Saúde do Trabalhador.

O Documento Base do PCMSO é obrigatório a todas as empresas. Nele contém todas as informações pertinentes ao Programa definido para a sua empresa, tais como:

  • Descrição da empresa;
  • Avaliação das Operações Laborais;
  • Determinação dos Riscos Ocupacionais Específicos;
  • Cronograma de realização dos Exames Clínico, Complementares, Indicadores Biológicos e outras orientações pertinentes à atividade da empresa.

A Coordenação do PCMSO é realizada pelo médico do trabalho e é obrigatória dependendo do grau de riscos e do número de funcionários da empresa.

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é obrigatórios para todas as empresas, são eles o Admissional, Periódico, de Mudança de Função, de Retorno ao Trabalho e Demissional. Sua periodicidade, os Exames Complementares necessários e os Indicadores Biológicos são definidos no Documento Base do PCMSO. O gerenciamento destes Exames são realizados pela CIDMED dispensando que a empresa mantenha controles, gerando assim maior segurança e agilidade ao processo.

É possível a qualquer momento gerar relatórios Técnicos para avaliar o perfil de saúde da empresa, proporcionando assim ações direcionadas de saúde e Gerenciais para um controle apurado da prestação do serviço, como número de exames realizados, cronograma de convocação para novos exames, controle de vencimento do programa e o Relatório Anual, que é obrigatório pela legislação, onde é descrito as ações realizadas no período.

Clique Aqui para baixar a NR-07